terça-feira, 07/12/2021
17.8 C
Umuarama

Infecções virais e Miocardite

A miocardite (inflamação do músculo cardíaco) associada a infecções virais é uma condição que tem se tornado frequente mesmo em pacientes que não apresentaram um quadro grave e até entre assintomáticos.
O novo vírus pode afetar qualquer estrutura do coração, causando inflamação e trombose nos vasos e tecidos, que, muitas vezes não é grave, mas que pode desencadear quadro de insuficiência cardíaca. Pode afetar o sistema cardiovascular com manifestações diversas, como injúria miocárdica, insuficiência cardíaca, arritmia, miocardite e choque.
Esse dano cardíaco é provavelmente multifatorial, podendo resultar do desequilíbrio entre a alta demanda de oxigênio e a baixa reserva cardíaca, a inflamação sistêmica e a trombogênese, além da lesão direta do vírus no coração.
Assim, fatores e condições de risco cardiovascular devem ser criteriosamente controlados de acordo com as diretrizes baseadas em evidências. O cuidado é o mesmo para todos. Porém, como este é o grupo de pacientes que tem o maior risco de desenvolver a forma grave da doença, mesmo tendo apenas hipertensão ou diabetes, a prevenção deve ser dobrada, para que eles não evoluam para a forma grave da doença.
Sendo cardiopata ou não, a principal recomendação ainda continua sendo isolamento e medidas de higiene.

Outros Artigos

Umuarama
céu limpo
17.8 ° C
17.8 °
17.8 °
81 %
2.5kmh
0 %
ter
29 °
qua
29 °
qui
31 °
sex
33 °
sáb
34 °
1,265FãsCurtir
1,173SeguidoresSeguir